terça-feira, agosto 30, 2005

O que tem a ver Ratos de Porão com DNA mitocondrial? Tudo!

Antes que você ache que sou maluco (coisa que em parte realmente sou com muito orgulho), explicarei minha teoria agora mesmo. =)

As mitocôndrias são estruturas celulares existentes no corpo humano, em outros vertebrados e algumas plantas e que apresentam a sua própria carga genética, ou seja, tem seu próprio DNA e, por apresentarem esta característica, “vivem de acordo com suas regras peculiares” de acordo com o professor de Biologia molecular da Universidade de Tempere na Finlândia e fã de Ramones, Howard Jacobs.

Mas o que esse papo todo de mitocôndria tem a ver com Ratos de Porão? É simples: a sua rebeldia. Ratos de Porão é um dos ícones do punk brasileiro e as mitocôndrias são um ícone da biologia molecular e ambas são símbolo de rebeldia em comportamento e atitude.

Imagine que uma célula pode ser rebelde a ponto de ter, literalmente, o seu próprio DNA. Assim como o punk dos anos 70 onde bandas como Clash e Ramones contestam o comportamento existente na época para se vestir, cantar e viver de acordo com suas próprias regras. É rebeldia em seu estado puro se partirmos do princípio de que tanto o punk quanto as mitocôndrias contestam o pré-concebido, o estabelecido pelo sistema para formar o alternativo, o peculiar.

Punk e Ciência: “ambos têm elementos de caos criativo e de simplicidade sistemática” (Howard Jacobs).

É viagem pura e simples.

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home