terça-feira, agosto 30, 2005

Uma Questão de Possibilidades

“Possibilidade” - eis a minha palavra preferida. Não pela sonoridade (que também considero extremamente eufônica), mas pelo seu caráter metalingüístico. A palavra “possibilidade” é algo que emana várias possibilidades, conjecturas, incertezas. Algo daquilo que devem ter imaginado os navegantes ao saírem em suas incursões pelo desconhecido: será que chegaremos às Índias? Não sabemos. Existe a possibilidade! Existe também a possibilidade de sermos comidos por feras marinhas ou encantados por sereias ou mesmo devorados pelo mar em um dia de fúria de Poseidom... não sei, é uma possibilidade. Navegar é preciso, viver não é preciso.

É por causa dessas possibilidades que acabamos dividindo a vida em exatas metades: aquelas que deram certo e as que deram errado. E neste mar de possibilidades está uma outra palavra chamada "tentativa". Nunca poderemos comprovar nosso leque de possibilidades sem que haja uma tentativa. Aí está o contraponto existencial entre a frustração e o sucesso: a tentativa. Jamais saberemos se algo dará certo ou errado se não tentarmos. É uma lei básica da vida, não tem jeito, não tem outra possibilidade.

Possibilidade e tentativa. Uma palavra está intimamente ligada à outra por razões de existência mútua.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

é amigo, ainda bem que tive uma possibilidade de conseguir o que tenho conseguido...apesar de viver desejando que várias outras possibilidades venham a surgir!!!Aquela estória..o q é demais, nunca é o bastante!!!
Um bjo grande...saudades.

1:32 PM  

Postar um comentário

<< Home