quinta-feira, fevereiro 23, 2006

Efeito Katilce

Por causa do meu deveras estressante trampo dormi antes da novela e acabei perdendo uma grande oportunidade para ver poder irreversível da comunicação moderna sob um ponto de vista "a nivel de" comunicador - afinal de contas essa faculdade de publicidade tinha que servir pra alguma coisa.


Pela primeira vez na história ficou provada a força da comunicação gerada (quase em tempo real) por amadores em seus blogs, fotologs, vídeos pela internet que, até pouco tempo, eram apenas consumidores de informação.


A quantidade de posts gerados em blogs pessoais, onde cada um expõe seu ponto de vista do show; fotologs com fotos que mostram a pesrpectiva do expectador; a quantidade de comunidades que surgiram da noite para o dia, scraps indo e vindo pelo orkut mostram que o fluxo de informação vem alcançando um novo patamar nunca antes visto.


A imprensa convencional sequer se deu conta desse fenômeno que só é comparável ao boom do 11 de setembro - onde sites como o Terra tiveram que aumentar a sua banda para suportar a quantidade de acessos por minuto em seu portal. Alguns jornais até mensionaram o fato em seus sites, definindo a felizarda Katilce como "microcelebridade da internet". E nada mais que isso.


Por causa disso, talvez cobertura feita por amadores tenha sido muito melhor e exponencialmente mais abrangente que a cobertura da imprensa convencional ou pelo menos foi uma forma diferente de enxergar os acontecimentos.

Não podemos negar o poder dos blogueiros!!!

2 Comments:

Blogger j. said...

parece q a katilce já tem mais d 1 milhão e meio d scraps.
=0

2:44 PM  
Blogger Khristofferson Silveira said...

Acredito que poderíamos mudar a famosa frase para "Blog to the people!", porque eles realmente têm um poder que os meios tradicionais ainda parecem não perceber.

Tá certo que o boom se deu por causa da tradicional mídia televisiva, mas isso foi só o pontapé inicial. O drible nos 10 e o gol de cobertura foi da galera da internet.

Ruth Lemos, Jeremias Muito Louco, William Bonner imitando Clodovil, Crazy Frog? Esses sim são microcelebridades se comparados à Katilce.

A área de scrap dela é o pixel quadrado mais badalado do Orkut. Agora, enquanto digito isso ela está com mais de 2870632 recados, subindo mais de 100 por segundo. Em 1 minuto 6 mil pessoas passaram lá.

E ainda classificam isso de microcelebridade? Há!

O fato é que isso era pra ser só um comentário, mas parece um post. LoL!

1:55 AM  

Postar um comentário

<< Home