terça-feira, janeiro 31, 2006

Iminência

Ontem, na falta do que fazer, estava lendo um dicionário e pensando no significado de certas palavras e uma em especial me chamou atenção: iminência. O dicionário Aurélio define esta palavra como "algo que ameaça acontecer em breve".

Fiquei pensando, então, em como a iminência de certas coisas nos trazem embutidas uma carga de infinitas experctativas e nos fazem perder horas pensando em "como seria se...", ou em "e quando eu...". Ou talvez a simples reflexão acerca do que um substantivo como este não teria tanto peso se não parássemos pra pensar antes de cometer certos atos. Por causa disso palavra "iminência" talvez alcançasse outro sentido quando se está à beira de um precipício e, ao invés de pensar no quanto seria dolorosa a queda, você simplesmente se jogasse de cabeça sem pensar em absolutamente nada.

Digamos que seja uma palavra que dá sentido a algo que "é sem ser", uma vez que ela representa uma ação que está para acontecer, mas ainda não aconteceu e, portanto, não se trata de um fato consumado em si, mas de um limbo factual entre a ação e a não-ação. Algo que ameaça acontecer não, necessáriamente, irá acontecer. Entendeu? (nem eu...)

Outra coisa me vem à cabeça quando penso nessa palavra: "o segundo que antecede o beijo" (como disse Herbert Viana). O instante, o último segundo, o momento é o espaço exato onde reside a tal iminência. Digamos que seja uma plavra que tem o seu tempo e o seu espaço muito bem definitos em sua totalidade. É uma palavra completa.

Depois dessa viagem toda deixo aqui duas perguntas: que outras palavras palavras teriam um tempo e um espaço embutidas em si mesmas? e que tipo de pergunta é essa?

O que será que andam colocando na minha comida?


2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Agora fiquei preocupada de verdade! Estariam colocando que tipo exatamente de droga na sua comida?Estaria vc na eminência de sofrer um colapso?...meu amigo do coração, não pense mais nestas coisas ta, cuidaremos de vc!Um bjo...e volte logo pro seu lar que é pra gente tomar uma pielsen geladinha!Saudades!

3:36 PM  
Blogger j. said...

santa filosofia!

nossa... ainda estou refletindo. tenha calma q sou loura.


iminência é uma palavra filosófica. eu gosto mesmo é d busílis.
=]

9:38 PM  

Postar um comentário

<< Home