quarta-feira, dezembro 03, 2008

O terror e o pavor

Raramente entro no clima de filmes de terror e fico com medo, tomo sustos e tenho pesadelos depois. Porém, toda regra tem a sua exceção. [REC] é, definitivamente, um dos filmes de terror que mais fiquei com medo. A sensação de pavor que esse filme passa é impressionante. Dá pra ver na reação das pessoas durante a projeção.

O mais engraçado é que, quando você está no cinema com os amigos ou mesmo sozinho, essa sensação se vai depois que as luzes de acendem e se dirige à porta de saída. Você até ri depois de um baita susto. Agora quando você está em casa, sozinho e com o volume no máximo, a sensação de medo dura um pouco mais. É aí que você vê que o filme é realmente bom. Quase não consegui ir ao banheiro depois, de tão apavorado que tava. Pior que eu deve ter ficado o Maurício Saldanha do Cinema com Rapadura que saiu da sala de projeção várias vezes. Esse, sim, tava se borrando de medo.


Houve uma época que só se faziam filmes de exorcismos, coisas demoníacas e guerra entre céu e inferno, depois veio a época dos filmes de terror psicológico vindos do Japão com espíritos que assombram as pessoas por assuntos não resolvidos em vida. Agora estamos na era dos filmes de terror realista onde filmes como A Bruxa de Blair (1999), que inaugurou o gênero, Diário dos Mortos (2007) e Cloverfield (2008).

Já ouvi por aí uns rumores de possíveis continuações de Cloverfield e [REC], que já ganhou uma versão hollywoodiana chamada "Quarentena", para os próximos anos. Espero que sejam boas seqüências, mas esse tipo de projeto, além de extremamente perigoso, todos já sabem o resultado - vide A Bruxa de Blair 2. Uma bomba!

Marcadores: , ,

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home