quinta-feira, outubro 13, 2005

Um dia desses, uma amiga minha tava reclamando que não estava conseguindo escrever nada pra colocar no blog dela. Essa é pra ela.

O primeiro passo para se começar a escrever é sair escrevendo. Escrever sem pensar. Depois os pensamentos vão se organizando e você vê se o que escreveu vale a pena ou não. Essa técnica eu aprendo vendo o filme "Encontrando Forrester", no qual o personagem de Sean Conerry ensinava a um garoto da periferia de Nova York o ofício de escrever. É uma espécie de metalinguagem por assim dizer. Na cena em questão ele usava as exatas palavras que usei no início deste texto para mostrar como não é tão fácil de se começar a escrever um texto. Na verdade é até bem simples. Uma vez eu ouvi (ou li em algum lugar) um autor dizer que o texto nada mais é do que uma letra maiúscula no início e um ponto no final com um amontoado de letras pelo meio -- bem minimalista esse raciocínio.

Outra coisa que aprendi vendo esse filme foi que quando não se consegue começar um texto de jeito nenhum, pode-se começar com as palavras de outro autor - lógico! sem que isso venha a parecer plágio -, e a partir daí expor as suas idéias. Método que, aliás, estou usando neste texto. Essa técnica de sair escrevendo sem pensar e depois ir lapidando tenho usado há algum tempo. Tem dado muito certo e espero que continue me ajudando a escrever mais. Mesmo que sejam textos idiotas que levam do nada para lugar nenhum, como este. =-)

1 Comments:

Blogger City Girl said...

As vezes, quase sempre, as palavras me fogem e não consigo externar todas as malditas impressões do mundo.
O lance de escreve e ver qual é, faz algum sentido... mas dificilmente funciona comigo.
Talvez eu não seja uma mulher das palavras como deveria ser...
beijos
saudades.

10:49 AM  

Postar um comentário

<< Home