terça-feira, abril 18, 2006

A incrível capacidade do homem de ser incapaz

Hoje, como um dia qualquer, acordei as 6:00 da manhã, ainda sonolento estiquei o braço e encontrei uns aparatos tecnológicos que o homem apelidou de “controle remoto”. Aproximadamente uns quatro controles diferentes, peguei o do ar condicionado, apontei na direção e... (BIP) - desligado... Na noite anterior adormeci assistindo um filme que falava sobre o comportamento humano (dormi com o dvd ligado) peguei o controle do DVD e... (BIP) DVD desligado... levantei ainda meio tonto, catei o controle da TV e... (BIP) TV ligada...

Acorda menina, vem cá menina...” puta merda! Ana Maria Braga?? Essa não... (BIP) TV desligada! E lá vou eu pegar outro controle, o do som, (BIP) som ligado! Um cara falando sobre uma mesa que se ajusta a várias situações, uma super mesa! Capaz de fazer você ficar inerte durante o dia todo... Ai eu pensei... {o homem é dependente de tudo, inclusive dele mesmo}. Automaticamente voltei para as histórias que o meu avô contava. Rapaz criado no interior, tinha uma vida completamente ativa, cheia de movimento e independência. Para assistir TV, ele tinha que remar 4 horas até a vila mais próxima e ainda assim torcer para que o seu Osmar estivesse com o aparelho televisor ligado e do lado de fora do armazém. Na volta, ele ainda tinha que tirar o óleo do miritizeiro que serviria como açúcar pra semana toda. Fiquei pensando nisso enquanto pingava umas gotinhas de adoçante no meu café nescafé (é aquele café de quem é preguiçoso). Controle remoto, chuveiro elétrico, café instantâneo, elevador, carro, ar condicionado... BOM DIA!!! Cheguei no trabalho.

Uma porta se abre sozinha, o elevador segue o comando da sua voz, a secretária abre a porta pra você entrar, (BIP) liga o computador, a Internet já conecta automaticamente, o telefone toca do outro lado da sala, mas você tem celular, o celular toca, mas você tem fone de ouvido com atendimento automático... ALÔ! É do banco, mais uma daquelas promoções que você tem certeza que está se dando bem! Você tem o banco, tem a Internet e a Internet tem tudo, inclusive o banco. Ta confuso? (PUBLUM) te chamam no MSN, é o seu amigo de trabalho, que trabalha do seu lado, mas é incapaz de ir até você. (pi...) é o alarme do relógio, ta na hora da reunião! Não precisa levantar, é videoconferência! (PUBLUM) te chamam novamente no MSN agora com aqueles bichinhos que criaram para simplificar frases que já são simples... (pi) relógio novamente, agora é o almoço! Tem que levantar...


* Este texto foi originalmente escrito pelo meu grande amigo Enzo Branco Melo, que eventualmente contribuirá com um tanto da sua sabedoria neste tão estimado blog.

2 Comments:

Blogger j. said...

e é então q eu (CLICK) aperto no link para o blog do césar e leio um ótimo texto =]

10:40 PM  
Anonymous Anônimo said...

Bcn o texto...fiquei ate pensando como seremos nos proximos anos ja´que nao precisamos fazer o minimo de esforço possivel para viver..eu hein!Vo já correr ali na Doca...ahahahah.bjico.i luv iu!Sera mesmo que Radiohead estara aqui no tim festival...sinto que terei que vender minha alma..humhum!

12:25 AM  

Postar um comentário

<< Home