quinta-feira, outubro 05, 2006

Folk-Metal _\m/

Há um tempo atrás um amigo meu me mostrou um vídeo de um cara que faz uma dançinha tosca ao redor do mundo, Matt. Mas não é dele que eu tô querendo falar. É especificamente da música que ele colocou de trilha pro vídeo que ele produziu pra embalar a sua dança tosca. A música em questão chama-se “Sweet Lullaby Dancing Remix” de um grupo chamado Deep Forest. Não faço a mínima idéia de qual rótulo esse tipo de música carrega: new age, world music, música de viajante... sei lá. Mas que o som é bom, isso é.

Ontem mesmo tava conversando com esse amigo que me mostrou o vídeo do Matt e ele me mostrou um som também muito bom de uma banda de folk-metal chamada Tuatha de Danann. Até brinquei com ele sobre esse rótulo de folk-metal. Que tipo de pessoa define uma som como folk-metal!? Aí ele me levou pro wikipédia. Nos meus primórdios de metaleiro, perdi horas de discussões e brigas com amigos headbangers sobre o que era trash, black, death... Cheguei à conclusão de que era tudo metal e foda-se.

Sempre gostei de conhecer sons novos e sempre procuro extrair o que existe de bom nos sons, mesmo quando são ruins como o Calypso, por exemplo, com aquela mulher fazendo uns sons guturais muito doidos tipo aqueles que a Björk faz - tem até uma comunidade: "Joelma - A Björk brasileira". O som deles é ruim, mas quando vi o dvd do show deles em Manaus, achei uma pirotecnia muito bem produzida. É pra Hammstein nenhum botar defeito.

Se não me engano, na entrega do Grammy, classificaram o Chico César como World Music e aqui no Brasil, dizem que é MPB... lá em Catolé do Rocha ele deve ser um Mega Pop Star. Uma vez eu vi o cara da Mtv dizendo que o som que o Fantômas (banda do Mike Patton, ex-Fate No More) faz não pode ser chamado de música porque não tem melodia. Aí o cara disse que era “experimental”. Ou seja, se não sei o que é então é experimental! Cômodo, não?

Enfim, quando o som é bacana, não tem rótulo nem crítico que segure. Viva o folk-metal gutural experimental!!!

_\m/

2 Comments:

Blogger Renata said...

e viva o Tuatha!! genteee isso ea a cara dos meus 16 anos! hahahaa boa lembrança vc me trouxe agora!

4:15 PM  
Blogger j. said...

a gente sempre precisa inventar novas classificações pras coisas!

e viva o chimbinha!
=D

1:46 PM  

Postar um comentário

<< Home