quarta-feira, maio 17, 2006

Agridoce

Esta é, definitivamente, uma palavra muito paradoxal. Adoro essas coisas
paradoxais! =)

O dicionário define a palavra como "algo que tem simultaneamente sabor ácido
e doce", também cita o sentido figurado como "algo que causa tristeza e
alegria ao mesmo tempo". Pra mim, 'agridoce' é uma palavra que comporta um
hibridismo veramente desconcertante: como algo definir algo que é doce e
ácido simultaneamente? É onde os opostos se encontram quando se atraem. É a
interseção dos pólos positivo e negativo.

Esses dias, parei pra escutar umas músicas do Elliott Smith em um momento de
rara calma no meu deveras estressante trampo e pensei no quanto agridoce as
músicas dele me parecem. As canções dele são muito carregadas de sentimento,
de uma angústia, um sei-la-o-quê de tristeza impressionante. Mas o legal é
que eu não consigo ficar triste quando as escuto. Não que eu fique
propriamente alegre, elas só não me deixam triste como a maioria das
pessoas. Aapesar disso, ainda acho que os discos dele deveriam vir com uma
tarja preta na capa e uma bula: "contra-indicado em caso de depressão
profunda, términos de namoro, desilusões, demissões...". As músicas do
Elliott Smith têm um gosto agridoce por excelência. O engraçado é que,
apesar de me tranqüilizar com o som do cara, fico meio deprimido quando
penso que ele se matou cometendo um harakiri. (Esse povo é muito doido!)

"Agridoce" é mais uma daquelas palavras que não são apenas palavras.

2 Comments:

Blogger j. said...

bom, aí é q está o X da questão, meu caro césar.

lembra d toda aquela discussão a respeito de bitter? eu sempre achei q bitter fosse azedo por causa da palavra bittersweet.
bittersweet=agridoce.

pois não é.
vc sabe o motivo da minha paixão pelas tangerinas, laranjas-cravos, mexericas e etc? não, não é (só) por causa d brilho eterno não.
tangerinas são agridoces. elas são azedas, mas também são doces! como pode?

como vc sabe, eu sou professora d inglÊs, então costumo me apegar a palavras em inglês. tangerine, lemonade, entre ooooutras... eu adoro!

pra mim, a vida é azeda e doce ao mesmo tempo. o contraponto. agridoce. E NÃO BITTERSWEET! :~~


vc entende a minha angústia? entende?

10:14 PM  
Anonymous Anônimo said...

Eu, particularmente, amo a palavra bittersweet, tanto na pronúncia quanto no significado, pois define a essência da menina que eu amo! :)

4:14 PM  

Postar um comentário

<< Home