quarta-feira, julho 12, 2006

Animááál!!! Seu animal!!!

Sempre tive uma relação muito boa com todos os animais de estimação que tive, principalmente gatos - mais que cachorros por não considerá-los animais muito confiáveis. Sempre gostei de animais, uma época até pensei em virar veterinário pra cuidar deles, mas logo vi que não iria muito longe com essa idéia.

De uns anos pra cá tenho me ligado em causas ambientalistas, direitos dos animais e essas coisas do tipo Greempeace, Peta e similares e passei a refletir sobre o assunto. Pra quê alguém precisa de um casaco de pele de animal, se o sintético aquece tanto quanto?

Outro dia eu vi uma banner com o seguinte escrito: "se você ama alguns amimais, por que come outros". Lembrei de uma vez que fui à feira com o meu par comprar daqueles frangos frescos que os caras matam na hora, pesam e você leva pra casa pra comer no almoço. Nesse dia vi pela primeira vez um animal ser morto e, por causa disso, me recusei terminantemente a comer aquele frango. Fiquei por por um longo tempo com aquilo na cabeça, aquela cena do cara passando a faca no pescoço do frango e todo aquele sangue escorrendo pelo ralo... foi deprimente. Pelo fato de o meu pai trabalhar com mineração e sempre viver em algum lugar da selva amazônica procurando minério pra extração sempre rolava uns amimais silvestres na nossa mesa. Já teve até jacaré, veado, tartaruga, cutia... e, quando a minha mãe não me enganava, eu não comia nada daquilo por motivos bem óbvios. Lembro que dizia pra minha mãe e pro meu pai que não se podia comer os animais da floresta. Eles riam e eu ficava profundamente irritado.

Hoje vi alguns vídeos* sobre como funciona a criação de animais para abate, criação para pet shops e tudo mais e só lembrei desse dia fatídico do pobre frango sendo morto. Deu até vontade de virar vegetariano, mas como eu odeio verduras, legumes e soja, isso dificilmente vai acontecer e vou continuar comendo a minha carne mesmo sabendo o quanto eles sofrem até chegar em nossos pratos.

O importante é sempre respeitar tudo que é ser vivo. Já imaginou se, em um universo paralelo, os animais se revoltam e partem pra violência contra nós? Ia ser o troco dos animais.

Há alguns anos eu já não mato nem mosca...

* fique aí com alguns links bem reveladores:
>>
Earthlings (Terráqueos) - Português (Legendado)
>> Engula Isso (Chew On This - Portuguese subtitles)
>> Conheça Sua Carne (Meet Your Meat - Portuguese Subtitles)

1 Comments:

Blogger Renata said...

Engraçado pensar que o filme 'amarelo manga' foi recusado em varios festivais por considerarem a cena do degolamento do boi no frigorifico muito violenta... os humanos não gostam de ver a sujeira embaixo dos próprios sapatos

4:36 PM  

Postar um comentário

<< Home