segunda-feira, julho 17, 2006

Mr. Luthor

Gene Hackman que me perdoe, mas parece que finalmente o cinema fez uma justa escolha para representar o arqui-inimigo do Homem de Aço. Kevin Spacey talvez tenha sido a melhor entre tantas outras. Digo isso porque, mais que fã do Super Homem, sou fã do Lex Luthor pelo simples fato d'ele, mesmo sem super poderes, somente com inteligência e sagacidade, conseguir infernizar a vida do kryptoniano.

Assisti ao filme esse fim de semana e, em comparação com os outros filmes, construíram um Lex Luthor mais fiel aos quadrinhos deixaram de lado os aspecto cômico que corroía a excência do vilão. Aliás, tirando esse aspecto da narrativa, o filme de Brian Singer até que foi bem fiel a linha traçada por Richard Donner principalmente no que diz respeiti à trilha sonora, créditos iniciais e algumas referências aos quadrinhos clássicos.

Quem também tem mandado muito bem na pele do careca é o ator Michael Rosenbaum, de Smallville . Esse sim, é o Lex Luthor mais fiel que eu já vi, diferente daquele outro interpretado por John Shea que não passava de um milionário excêntrico apaixonado pela Lois Lane. Ele mostra todos os conflitos internos pelos quais a personagem passa ao longo de sua saga, o conflito com o pai, Lionel Luthor, e a "amizade" e a busca pela verdade a respeito do enigma que cerca a figura de Clark Kent.

Separei aqui um pouco da biografia* do Sr. Luthor para vosso deleite:

Alexander Joseph Luthor nasceu em Metrópolis. Neto de um grande vendedor de armas que enriqueceu com a primeira Guerra Mundial e faliu com a crise de 29, Lex teve uma infância difícil não só pela pobreza em que viviam os pais, mas pelo fato de ambos serem dependentes de álcool e extremamente violentos. O pequeno Lex, no entanto, era um gênio. Na escola, onde chegou a ser colega de Perry White (o editor-chefe do Planeta Diário), era mais capacitado que os demais alunoas, mas era cruel e vingativo, tendo até mesmo pago adultos para espancar garotos mais velhos que zombavam dele. Aos 13 anos, Lex fez um seguro de vida em nome dos pais e sabotou o carro dos dois, tendo subornado o mecânico do seguro para esconder sua sabotagem. Com o dinheiro, Luthor deu início a seu império. Com muita inteligência e habilidade não só para antever negócios como para manipular o mercado a seu bel-prazer, Luthor tornou-se rapidamente o dono de praticamente toda Metrópolis. No entanto, o surgimento do Super-Homem abalou Luthor.

O resto todo mundo já sabe...

* confira o restante da biografia aqui.

1 Comments:

Blogger Renata said...

é verdade, o michael rosenbaun está otimo de lex, ao contrario daquele mongoloide voador que colocaram como superman. Ainda bem que ele nao aceitou fazer o filme. Um pingo de sanidade ele tem ;)

4:31 PM  

Postar um comentário

<< Home