segunda-feira, janeiro 22, 2007

Pô, Madonna!?

Esses dias conheci uma banda chamada Goldfrapp. Muito bom som. Mas uma coisa me deixou com a pulga atrás da orelha: já vi isso em algum lugar. E vi mesmo. Em seu último trabalho, a Madonna veio com uma nova roupagem de algo bastante batido: a "Era Disco", os tempos da brilhantina com aquelas mulheres dançando encima de patins e girando em sentido anti-horário em uma pista. Tipo a entrada triunfal do Goldmember no Austin Powers e o Homem do Membro de Ouro. Algo realmente hilário de se ver.

Admiro plenamente essa capacidade que a Madonna tem de se reinventar de tempos em tempos. Quando todo mundo acha que ela (literalmente) já deu o que tinha q dar, lá vem uma nova versão 2.0 de rainha do pop. Isso é inegável. Cantoras como Brithney Spears e Cristina Aguilera não negam tal influência e, até que se prove o contrário, ainda vão ter que, literalmente, rebolar muito pra chegar aos pés dela.

Mas o que é mais hilário é perceber um lado obscuro da sua carreira: seu lado plagiador. Isso ela já vem fazendo há algum tempo. Em 2003 ela foi processada por plágio pelo filho do fotógrafo de moda, falecido em 1991, Guy Bourdin por copiar fotos em cenas do seu clip: "Hollywood". "Usar como inspiração é uma coisa, outra completamente diferente é simplesmente plagiar a alma do trabalho de meu pai", declarou indignado, Samuel Bourdin que exigiu indenização da cantora, da Mtv e do Diretor Jean-Baptiste Mondino pelo transtorno.
Agora em sua nova versão "Disco Anos 2000", a Madona vem com outra "referência marcante". Não sei se é paranóia minha, mas achei a estética extremamente parecida. Aquela idéia de glamour e tudo mais e aquele colan brilhoso rosa. Na foto dá pra perceber isso. Veja aí e tire as suas conclusões.
Ter referências em trabalhos artísticos é muito comum e até aceitável, mas pra chegar ao ponto de plagiar outro artista é preciso que se reveja um dos pontos principais na hora de se montar um trabalho: a criatividade. Usar como referência tudo bem, mas plagiar é sacanagem.

quinta-feira, janeiro 11, 2007

O Decálogo do Dom

Se tem uma coisa nessa vida a qual eu tenho o maior respeito é pelo Poderoso Chefão. Este texto foi originalmente publicado na Playboy (da Rita Guedes) na box de uma matéria sobre como aprender algumas coisas com o cinema. Fique aí com algum conhecimento que sorrateiramente surrupiei dos meus nobres colegas de trabalho que, provavelmente deveriam estar interessados em outras partes da revista.

Tá na hora de aprender algumas coisinhas com a máfia...


OS 10 MANDAMENTOS DE O PODEROSO CHEFÃO

Conheça o decálogo de Dom Corleone e nunca mais seja passado pra trás.


1- FAÇA OFERTAS IRRECUSÁVEIS

Seja empunhando uma arma ou colocando a cabeça ou colocando a cabeça de um puro-sangue na cama do seu dono, as ofertas de Vito Coreleone são assim. A lição: mostre o que a pessoa tem a perder caso não aceite a sua proposta.


2- GANHE RESPEITO
Quando lhe oferecem dinheiro em vez de favores, Vito sussurra: "O que eu te fiz pra merecer tanto desrespeito?" A fórmula é simples: diga que os inimigos de seus amigos são seus inimigos e mostre que pode bancar essa afirmação.


3- NUNCA DEIXE SABER O QUE VOCÊ ESTÁ PENSANDO
A afirmativa é de Michael Corleone, em O Poderoso Chefão III, mas uma conduta de vida para Don Vito, um homem de poucas e valiosas palavras.


4- SUTILEZA É TUDO

Mensagens sicilianas são um tanto obscuras, mas se fazem entender. Por exemplo, o que significa receber peixes embrulhados em um jornal? Que alguém está "dormindo com os peixes", isto é, foi morto e teve o corpo jogado no mar.


5- TENHA UM CONSIGLIERE
Grandes líderes têm conselheiros de confiança. Vito Coreleone tem Tom Hagen. Mas não procure o seu ni jornal.


6- FAVORES NÃO TÊM PREÇO

Vito Corleone costuma afirmar que "nunca se esquece de um favor". E quando é ele quem faz a "boa-ação", explica que um dia pedirá algo em troca. Mas ele nunca pede um segundo favor se o primeiro for recusado. Capisce?


7- SEPARE OS NEGÓCIOS DA VIDA PESSOAL

Seja quando Don Vito é baleado, seja quando Michael assassina o policial corrupto, fica claro que tudo não passa de negócios.


8- NUNCA VÁ CONTRA A FAMÍLIA
Essa é a lição de Michael para Fredo quando este defende Moe Greene, dono do cassino. Isso vale para sua carreira: sempre defenda os interesses de quem te abriga.


9- MANTENHA SEUS AMIGOS PERTO E SEUS INIMIGOS AINDA MAIS PERTO
Michael faz isso com o cunhado Carlo, que traiu o seu irmão Sony e com Hyman Roth, que baleou a sua casa. Trate-os bem, ganha sua confiança, depois os elimina.


10- SEMPRE HÁ ALGUÉM DE OLHO EM SEU LUGAR
O jovem Vito mata o Chefão Fanucci por discordar de seus métodos e ganha a simpatia dos comerciantes do bairro. Se não quiser que tomem o seu lugar, mereça o respeito de seus governados.