quinta-feira, fevereiro 23, 2006

Efeito Katilce

Por causa do meu deveras estressante trampo dormi antes da novela e acabei perdendo uma grande oportunidade para ver poder irreversível da comunicação moderna sob um ponto de vista "a nivel de" comunicador - afinal de contas essa faculdade de publicidade tinha que servir pra alguma coisa.


Pela primeira vez na história ficou provada a força da comunicação gerada (quase em tempo real) por amadores em seus blogs, fotologs, vídeos pela internet que, até pouco tempo, eram apenas consumidores de informação.


A quantidade de posts gerados em blogs pessoais, onde cada um expõe seu ponto de vista do show; fotologs com fotos que mostram a pesrpectiva do expectador; a quantidade de comunidades que surgiram da noite para o dia, scraps indo e vindo pelo orkut mostram que o fluxo de informação vem alcançando um novo patamar nunca antes visto.


A imprensa convencional sequer se deu conta desse fenômeno que só é comparável ao boom do 11 de setembro - onde sites como o Terra tiveram que aumentar a sua banda para suportar a quantidade de acessos por minuto em seu portal. Alguns jornais até mensionaram o fato em seus sites, definindo a felizarda Katilce como "microcelebridade da internet". E nada mais que isso.


Por causa disso, talvez cobertura feita por amadores tenha sido muito melhor e exponencialmente mais abrangente que a cobertura da imprensa convencional ou pelo menos foi uma forma diferente de enxergar os acontecimentos.

Não podemos negar o poder dos blogueiros!!!

segunda-feira, fevereiro 20, 2006

I Was There!!!Na última vez que os Stones vieram aqui no Brasil, eu morava um pouco longe do Rio de Janeiro pra poder ver o show deles na Praça da Apoteose e como iam transmiti-lo ao vivo pela tv, resolvi que deveria dar um jeito de ver os caras de alguma maneira. Até aí tudo bem, se não fosse por um pequeno, porém extremamente significativo detalhe: eles iam tocar exatamente no mesmo horário da Missa da Páscoa. Ou seja, como era uma missa solene e, entre outras coisas, a homilia (mais conhecida como sermão) que o padre faria seria um pouco mais extensa e por causa disso o tempo de duração seria exatamente igual ao do show. Que droga!

Foi então que tive a idéia de dar um tempo na casa de um amigo meu até o meu povo ir pra missa e eu chegar em casa com uma desculpa pronta na ponta da língua: "pô, mãe! Eu cheguei em casa e vocês já tinham saído...". Seria uma idéia genial, se não fosse por outro detalhe: esqueci de levar a chave de casa.

Quando cheguei já não havia ninguém. Estavam todos na missa e eu lá sem ninguém pra ficar azucrinando a paciência com comentários do tipo: "perder tempo com esse bando de coroa!?", "pagar pra ver essa merda!", e outros bem piores. Foi então que, no momento de entrar, vi que estava sem chave. É nessa hora que a gente leva as mãos à cabeça e solta um "pu-ta-que-pa-riu-fu-deu ! ! !". Eu estava do lado de fora, sem chave, sem show, e sem outra alternativa que não fosse a de ir até a igreja com a maior cara-de-pau que esse mundo já viu e pedir a chave pra minha mãe - que à essa altura já devia estar planejando por onde iria começar o esporro. Como diz o ditado: "tá no inferno, abraça o capeta", ou seja, como eu já estava fudido e ia ter que ouvir a minha mãe mesmo, fui até a igreja tentar buscar a chave. Por sorte, quem estava com a bendita era a minha irmã que me entregou sem fazer uma pergunta.

Fui correndo pra casa: "Uhúúú!!! Vou ver os Stones sozinho!!!". Quando a minha mãe entrou em casa e me viu jogado na sala assistindo o finalzinho do show, me chamou na cozinha e falou tudo que tinha que falar. O problema é que ela é uma pessoa que sabe como agredir uma pessoa e deixá-la na merda simplesmente usando as palavras certas no momento certo. Além de ter que ficar ali ouvindo tudo calado ela fechou o esporro com chave de ouro: "E não vai ter ovo de páscoa pra você esse ano!!!". Por essa eu, sinceramente, não esperava. Mas tudo bem... O importante é que eu tava me sentindo o pior cara do mundo por não ter ido na missa que comemora a ressurreição de Jesus Cristo, mas feliz por ter conseguido ver o show dos Rolling Stones sem ninguém pra me encher o saco.

Até que, ironicamente, quase 8 anos depois, estou eu lá vendo o mesmo show dos dinossauros do rock sozinho e sem ninguém pra me azucrinar com comentários ignorantes. E o melhor de tudo foi que a minha mãe, morrendo de preocupação por eu estar ali no meio daquela muvuca toda, acabou vendo o show pela televisão até o final. É engraçado como esse mundo dá voltas.

terça-feira, fevereiro 14, 2006

Novo Manto SagradoBem amigos da Rede Globo! Falamos ao vivo e em definitivo direto da Alemanha... Não tem como esconder o friozinho na barriga que dá quando a Seleção Brasileira entra pra jogar em uma Copa do Mundo, ainda mais quando esta seleção vem com um glorioso, porém um tanto tumultuado, retrospecto de três finais consecutivas. O cara pode não sacar nada de futebol, mas sempre vira técnico pra expor a sua jogada genial que resolverá o jogo quando o escrete canarinho entra em campo.

Ontem (13/02/06) a CBF e a Nike mostraram o modelo do manto sagrado canarinho que será usado pelos jogadores lá na terra dos chucrutes e da cerveja. A camisa da seleção terá a incrição "Nascido para jogar futebol" em sua borda, o escudo envolto por uma moldura e o desenho das mangas inspirados no Calçadão de Copacabana.

Tirando as inscrições na borda, a camisa tá igual ao manto tri-campeão da Copa de 70. Esse povo de moda viaja muito. Espero que dê sorte e nos traga o o caneco do Hexa.

sexta-feira, fevereiro 10, 2006

World Presse Photo

Hoje, ao chegar no meu deveras estressante trampo, me deparei com algumas das melhores fotos que já vi na minha vida. São alguns dos ganhadores do World Press Photo do ano de 2005. Tô emocionado com a sensibilidade destes grandes fotógrafos e queria dividir isso com os ilustres leitores deste blog. =-)

Para ver mais algumas fotos, é só ir no site: www.worldpressphoto.nl

Sucheta Das, India, Gulf News

Michal Novotny, Czech Republic, Lidové Noviny.

Massimo Mastrorillo, Italy.

Marcus Bleasdale, Ireland, for Human Rights Watch.

John G. Mabanglo, USA, European Pressphoto Agency.

G. M. B. Akash, Bangladesh.

Finbarr O'Reilly, Canada, Reuters.


terça-feira, fevereiro 07, 2006

A onda agora é a tal da "Liberdade de Expressão"

Depois da charge de Maomé publicada no jornal dinamarquês, o jornal de maior circulação do Irã, Hamshahri, está organizando um concurso de charges com o tema "Holocausto" a partir do dia 13 de fevereiro.

Não tenho absolutamente nada contra a comunidade islâmica, muito menos contra a judáica ou qualquer outra comunidade religiosa, pois acredito que, como o próprio nome já diz, religião é para religar o homem à Deus e tudos mais..., mas tava na hora do troco. Queria ver se o infeliz jornal dinamarquês tivesse publicado uma charge de Jesus Cristo, ou do Rei Davi, do Buda... é a mesma coisa que insultar a mãe.

"A sua mãe é uma vaca!!!" (Jornal Ó do Borogodó) = Liberdade de Expressão
"A sua mãe é uma vaca!!!" (João da Esquina) = Ofença sem direito a desculpas, pode partir pra porrada.

Quero ver o dia que esse cara chamado Mahmoud Ahmadinejad (presidente do Irã) que, entre outras doisas disse q "Israel deveria ser apagada do mapa" e "o Holocausto era um mito", se revolta de verdade com o ocidente e pega as bomdas atômicas que ele guarda no quintal da casa dele e destrói tudo. "Vocês têm a sua Liberdade de Expressão e eu tenho a minha Liberdade de Destruição!!!"