sexta-feira, setembro 22, 2006

Melhor Sei-Lá-O-Quê do Ano

Depois de meses sem saber o que é ter vida social, arrumei uma boca-livre pra ir e acabei me metendo numa enrascada muito engraçada.

O deveras estressante jornal que eu trabalho ia receber um prêmio concedido a grandes empreendedores nas mais variadas categorias. No nosso caso, a categoria veículo de comunicação. O chefe já havia convocado todo departamento a ir lá prestigiar a entrega do prêmio. Eu só tava interessado na comida e a bebida "de grátis" - aqueles canapés afrescalhados com uns parangolés (que eu nunca sei o que são), torradas com patê de salmão... sem contar as bebidas que vão e vêm em copos que enchem e secam.

Alguns dias antes da entrega do tal prêmio, comentei alguma coisa com o meu irmão. Disse a ele que teria que ir lá na boca livre e tudo mais. Aí ele me veio com uma que achei muito engraçada: "Ih! A gente vai receber esse prêmio também!!!". A loja dele recebeu esse mesmo prêmio ano passado em alguma categoria que não lembro agora. Já que ele teria que ir, achei legal porque não ia ter que suportar a diarréia verbal de alguns colegas de trabalho depois de alguns goles de qualquer coisa.

Então chegou o dia da tal entrega do "Prêmio VIP de Marketing 2006". Liguei pro meu irmão pra saber se ele iria mesmo lá receber o prêmio. E ele: "Pô! Acho que nem vô... Tô cansadão. Tive dois jantares essa semana. Não agüento mais. Vô dormir.". Na hora me ocorreu que já que ele não iria, provavelmente ninguém mais da loja iria. Ou seja, ia sobrar pra mim. Não deu outra. Quando cheguei em casa pra me fantasiar de membro distinto de nossa sociedade, meu irmão jogou a bomba no meu colo. "Vou ligar pro Alexandre e você vai lá me representar". Droga!!!

Chegando no local do evento, parei pra mostrar o convite e verificar se o meu nome conferia com o da lista. Detalhe: meu nome não constava. A sorte que o pessoal do jornal me viu e a moça da recepção me deixou entrar. Quase fui barrado no baile. Beleza! Depois de quase duas horas de espera e de brejas indo e vindo, começou a entrega dos prêmios. O jornal foi logo o primeiro homenageado da noite. Meu ilustre chefe foi lá receber o troféu de "melhor sei-lá-o-quê do ano". Alguns troféus de "melhor sei-lá-o-quê do ano" chegou a minha vez. Justo na hora que eu tava virando o copo o cara chamou o meu nome: "E para receber o prêmio de 'melhor sei-lá-o-quê do ano', convidamos o Sr. César Cardoso da loja NELVIA Informática. Receba os aplausos de nossa platéia".

O caminho da mesa até o palco não era tão longo, mas aquele tapete vermelho tava me deixando nervoso. Tava com medo de escorregar e cair. (já imaginou? com uma queda no meio do salão, meu prêmio automaticamente mudaria da categoria "melhor sei-lá-o-quê do ano" pra "mico do ano"). Legal mesmo foi que, durante a minha caminhada, o dj tocou a introdução de "Satisfaction" dos Stones. Isso eu realmente achei bacana! E depois de receber o prêmio das mãos de um cara que nunca ouvi falar, ainda tive que posar pra fotos estilo "CARAS" fingindo que estava muito à vontade em meio aos holofotes e ao falsh das câmeras de colunistas sociais e seus comentários sobre a festa e fui entrevistado por uma repórter da revista Espaço VIP – também nunca ouvi falar - que perguntou o que o prêmio significava pra loja. Deu vontade de inventar alguma asneira, mas se falo alguma besteira, meu irmão arranca o meu couro. Foi hilário.

Agora que tive meus 15 minutos de fama, posso voltar à minha feliz rotina de ilustre desconhecido.

quarta-feira, setembro 06, 2006

Coisas do cotidiano

Um dia desses, eu e meu irmão paramos o trabalho pra beber uma cerveja. No meio dessa parada, chegou o meu sobrinho (e afilhado) pra saber o que estávamos fazendo. Quando deu de cara com aquela árvore, pediu pra subir nela e ver como eram as coisas lá de cima. Prontamente o meu irmão colocou ele na árvore.

Fiquei olhando pra ele e pensando no que deveria estar passando na cabeça daquele jovem senhor. Por um momento imaginei que ele estaria vendo a sí próprio ali naquela árvore. Um garotinho descobrindo que o mundo é muito maior do que aquilo que ele, pela sua estatura, está acostumado a ver de baixo para cima. Por alguns instantes ele viu o que só os pequenos infantes que sobem em árvores podem descrever. O mais engraçado é que ele não tinha medo algum. Pelo contrário. Ele queria subir pra ver mais de cima que podia. Aliás, crianças não têm medo de nada porque, definitivamente, medo é coisa de adulto.

É por isso que eu sempre ando com a minha câmera no bolso. Pra poder registar essas coisas do cotidiano de todo dia que acontece diariamente.

sexta-feira, setembro 01, 2006

Dia do Blog

31 de Agosto foi o dia do Blog. Seguindo o exemplo do meu nobre camarada Khristofferson, vou aí listar cinco blogs legais, porém não muito conhecidos, mas que valem a pena serem visitados de vez em quando:

1- João Lenjob - grande amigo e poeta mineiro que, com seus versos simples e tocantes vai conquistando mais amigos por onde passa.

2- Não Gostou? Vem me Pegar! - são crônicas, às vezes ácidas, outras bem humoradas, outras de desabafo... Mas, o mais legal desse blog é a série "NOSSAS VIDAS EM 1985" sem deixar de ressaltar que "já estamos em 1986". A dona do blog também tem um zine chamado Embrulho de Banana que é muito bom.

3- A frase do dia é - como o próprio nome já diz, é um apanhado bem humorado de pérolas ditas em contextos interessantes. Até eu já mandei a minha "frase do dia" pra lá...

4- Vivendo em Hipermídia - esse é o blog do meu nobre camarada Khristofferson, onde você pode pegar dicas, opinião e observações de um cara que realmente vive em hipermídia.

5- Sedentário e Hiperativo - esse blog não é tão desconhecido assim, mas vale a dica porque sempre tem alguma coisa interessante sobre os mais diversos temas, que vão desde mulher pelada à causas políticas, campanhas publicitárias e tudo mais que você imaginar.

Vai lá que é muito bom. E Feliz Dia do Blog! atrasado #)