segunda-feira, julho 31, 2006

Não consigo gostar dessa merda!

Não consigo entender o que o Woody Allen e o Pedro Almodóvar tem de tão excepcional. Os filmes deles são irritantemente chatos. Woody Allen é um puta de um egocêntrico e o Almodóvar acha que todo castigo pra corno é pouco nessa nossa triste e fatídica realidade. Aí me vem algum metido à "cool" falar que eles são muito fodas, que são dois gênios e tudo mais...

Eu digo que gênio é o Francis Ford Coppola que fez O Poderoso Chefão I, II e III. Foda é o Fernando Meireles que fez o Cidade de Deus e o Win Wenders e o seu Hotel de Um Milhão de Dólares, sem contar o George Lucas por todo conjunto da obra.

Tenho dito!!!

quarta-feira, julho 19, 2006

PRATICAMENTEEEE HORÓSCOPO DO DIA

Sempre leio o meu horóscopo no final do dia porque, assim, sei se dá certo ou não. O engraçado é que o horóscopo d'O Globo sempre dá certo e o do jornal que eu trabalho sempre dá errado. Legal é que tem dias que os caras não dizem coisa com coisa, ou são extremamente genéricos em suas "previsões" e um desavisado qualquer olha pra cima e diz: "pô! esse cara é bom! como é que ele advinhou!?". Pensando nas imprevisibilidades da vida resolvi dar uma vasculhada e achei uns horóscopos bem "interessantes".

HORÓSCOPO DO FALCÃO

DIOGO O Sol em Libra ativa o que está em cima. Agora que você mudou seu ponto de vista, observe que, assim como as lacraias, as platéias são diferentes até nas palmas que batem. Olhe em volta e veja se não está se enganando.

HORÓSCOPO MALDITO

Você pensa que todo mundo é cabeça de bagre e só você é o esperto. O que você não sabe é que, na verdade, você é o grande cabeça de bagre. Você se acha o sujeito mais inteligente do mundo e tem a maldita mania de achar que os outros precisam de sua ajuda. Você se acha superior e considera os outros idiotas. Adora reprimir tudo e todos. É impaciente, mal-educado e fica dando conselhos fúteis aos outros e sempre consegue afundar as pessoas que seguem seus conselhos idiotas. Você não passa de um desorganizado, não tem praticidade alguma e não sabe nem em que planeta vive. Quando alguém te questiona, você recorre ao misticismo, uma vez que sua inteligência é limitada.

segunda-feira, julho 17, 2006

Mr. Luthor

Gene Hackman que me perdoe, mas parece que finalmente o cinema fez uma justa escolha para representar o arqui-inimigo do Homem de Aço. Kevin Spacey talvez tenha sido a melhor entre tantas outras. Digo isso porque, mais que fã do Super Homem, sou fã do Lex Luthor pelo simples fato d'ele, mesmo sem super poderes, somente com inteligência e sagacidade, conseguir infernizar a vida do kryptoniano.

Assisti ao filme esse fim de semana e, em comparação com os outros filmes, construíram um Lex Luthor mais fiel aos quadrinhos deixaram de lado os aspecto cômico que corroía a excência do vilão. Aliás, tirando esse aspecto da narrativa, o filme de Brian Singer até que foi bem fiel a linha traçada por Richard Donner principalmente no que diz respeiti à trilha sonora, créditos iniciais e algumas referências aos quadrinhos clássicos.

Quem também tem mandado muito bem na pele do careca é o ator Michael Rosenbaum, de Smallville . Esse sim, é o Lex Luthor mais fiel que eu já vi, diferente daquele outro interpretado por John Shea que não passava de um milionário excêntrico apaixonado pela Lois Lane. Ele mostra todos os conflitos internos pelos quais a personagem passa ao longo de sua saga, o conflito com o pai, Lionel Luthor, e a "amizade" e a busca pela verdade a respeito do enigma que cerca a figura de Clark Kent.

Separei aqui um pouco da biografia* do Sr. Luthor para vosso deleite:

Alexander Joseph Luthor nasceu em Metrópolis. Neto de um grande vendedor de armas que enriqueceu com a primeira Guerra Mundial e faliu com a crise de 29, Lex teve uma infância difícil não só pela pobreza em que viviam os pais, mas pelo fato de ambos serem dependentes de álcool e extremamente violentos. O pequeno Lex, no entanto, era um gênio. Na escola, onde chegou a ser colega de Perry White (o editor-chefe do Planeta Diário), era mais capacitado que os demais alunoas, mas era cruel e vingativo, tendo até mesmo pago adultos para espancar garotos mais velhos que zombavam dele. Aos 13 anos, Lex fez um seguro de vida em nome dos pais e sabotou o carro dos dois, tendo subornado o mecânico do seguro para esconder sua sabotagem. Com o dinheiro, Luthor deu início a seu império. Com muita inteligência e habilidade não só para antever negócios como para manipular o mercado a seu bel-prazer, Luthor tornou-se rapidamente o dono de praticamente toda Metrópolis. No entanto, o surgimento do Super-Homem abalou Luthor.

O resto todo mundo já sabe...

* confira o restante da biografia aqui.

quarta-feira, julho 12, 2006

Animááál!!! Seu animal!!!

Sempre tive uma relação muito boa com todos os animais de estimação que tive, principalmente gatos - mais que cachorros por não considerá-los animais muito confiáveis. Sempre gostei de animais, uma época até pensei em virar veterinário pra cuidar deles, mas logo vi que não iria muito longe com essa idéia.

De uns anos pra cá tenho me ligado em causas ambientalistas, direitos dos animais e essas coisas do tipo Greempeace, Peta e similares e passei a refletir sobre o assunto. Pra quê alguém precisa de um casaco de pele de animal, se o sintético aquece tanto quanto?

Outro dia eu vi uma banner com o seguinte escrito: "se você ama alguns amimais, por que come outros". Lembrei de uma vez que fui à feira com o meu par comprar daqueles frangos frescos que os caras matam na hora, pesam e você leva pra casa pra comer no almoço. Nesse dia vi pela primeira vez um animal ser morto e, por causa disso, me recusei terminantemente a comer aquele frango. Fiquei por por um longo tempo com aquilo na cabeça, aquela cena do cara passando a faca no pescoço do frango e todo aquele sangue escorrendo pelo ralo... foi deprimente. Pelo fato de o meu pai trabalhar com mineração e sempre viver em algum lugar da selva amazônica procurando minério pra extração sempre rolava uns amimais silvestres na nossa mesa. Já teve até jacaré, veado, tartaruga, cutia... e, quando a minha mãe não me enganava, eu não comia nada daquilo por motivos bem óbvios. Lembro que dizia pra minha mãe e pro meu pai que não se podia comer os animais da floresta. Eles riam e eu ficava profundamente irritado.

Hoje vi alguns vídeos* sobre como funciona a criação de animais para abate, criação para pet shops e tudo mais e só lembrei desse dia fatídico do pobre frango sendo morto. Deu até vontade de virar vegetariano, mas como eu odeio verduras, legumes e soja, isso dificilmente vai acontecer e vou continuar comendo a minha carne mesmo sabendo o quanto eles sofrem até chegar em nossos pratos.

O importante é sempre respeitar tudo que é ser vivo. Já imaginou se, em um universo paralelo, os animais se revoltam e partem pra violência contra nós? Ia ser o troco dos animais.

Há alguns anos eu já não mato nem mosca...

* fique aí com alguns links bem reveladores:
>>
Earthlings (Terráqueos) - Português (Legendado)
>> Engula Isso (Chew On This - Portuguese subtitles)
>> Conheça Sua Carne (Meet Your Meat - Portuguese Subtitles)

segunda-feira, julho 10, 2006

A tal cabeçada

Ontem, antes do jogo, dei uma lida na coluna do Veríssimo n'O Globo (nem sabia que ele tinha coluna lá...) e li uma parada muito interessante falando sobre a Final da Copa: "é muito chato ver a festa dos outros". É muito chato mesmo.

Assiti só uma parte do jogo e não consegui torcer minimamente por nenhum dos dois times. Só queria ver o Zidane jogando bonito e o Buffon fazendo suas defezas. Teve um pouco dos dois, mas depois daquela cabeçada no peito do Materazzi só conseguia rir compulsivamente sem acreditar em nada daquilo. Acho que foi a cabeçada mais linda que já vi em toda minha vida, sem sombra de dúvida. Já tinha visto outras bem piores no nariz, na boca... mas no meio do peito, nunca tinha visto. Como é que pode!? Foi digna de gênio porque esse cara bem que merecia tomar umas por todo o conjunto de sua "obra" futebolística.

Como não poderia deixar de ser, fiquei de olho em todas as mesas redondas pra descobrir o que, afinal de contas, o defensor italiano teria dito de tão grave pro maestro francês partir direto pra agressão daquele jeito. Ouvi duas versões: a de um jornal italiano que divulgou logo depois do jogo que o Materazzi teria xingado a irmã do Zidane e mandado ele pra bem longe e outra (que está mais pra uma daquelas teorias da conspiração que sempre circulam em tempos de copa) que afirma que o Materazzi teria dito na cara do Zidane que já sabia de tudo - que o francês estaria jogando dopado - e que iria botar a boca no mundo. Algumas evidências apontam para a segunda versão, mas isso vamos descobrir mais cedo ou mais tarde.

Em grandes eventos esportivos, sempre espero ver aquela imagem que marcará o evento e ficará pra história, como aconteceu com o Vanderlei Cordeiro de Lima nas Olimíadas de 2004. Pelo jeito, já temos a imagem da Copa de 2006.

A tal cabeçada vai ser repetida incansavelmente pelas tv's do mundo inteiro, as mesas redondas vão discutir o porque da agressão, o vexame canarinho, a bela campanha dos portugueses e a leitura labial até se darem conta que isso já é coisa do passado e voltar a falar mau do campeonato brasileiro, dos cartolas, da falta de amor à camisa amarela...

Hexa, agora, só em 2010 na terra de Nelson Mandela.

quarta-feira, julho 05, 2006

Coisa nova no player

Adoro descobrir bandas e/ou artistas. A sensação é indescritível. Sempre vem aquela pergunta no momento da descoberta: "como que eu não descobri isso antes!?". Outro dia descobri uma cantora islandesa de origem italiana chamada Emiliana Torrini, que canta um folk com uma pitada de trip hop. Ela teve também uma participação na trilha sonora de "O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei" com a música "Gollum's Song" e já teve um disco produzido pelo Roland Orzabal do Tears for Fears.

Essa descoberta quase rendeu a minha cabeça aqui no meu deveras estressante trampo porque fiquei terminantemente proibido de fazer qualquer tipo de download pro computador que eu uso sob pena de dançar a dança do desempregado no dia seguinte. A administradora da rede me deu uma bronca sinistra e eu tive que ouvir tudo calado porque, afinal de contas, calado eu já tava errado. Valeu a pena o risco.

A voz dessa mulher só me faz pensar em uma tarde fria de inverno deitado no sofá sem nada pra fazer. Só curtir o som e relaxar.

* se tiver um tempinho dá uma passada no site da moça: www.emilianatorrini.com e escute a música "Heartstoper", que é muito boa. Ou pode dar uma conferida no clip por aqui mesmo: